Pilates

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Pilates

Através da sincronização de movimentos com técnicas de respiração, o pilates combina uma série de exercícios físicos que fortalecem e alongam a musculatura de todo o corpo, proporcionando ao aluno maior flexibilidade e melhor articulação. Já bastante popular, o pilates é uma maneira prazerosa e diferente de praticar exercícios, exigindo e trabalhando concentração e consciência corporal.

Pilates e Rendimento Esportivo 

A cada dia nos preocupamos mais e mais com nossa saúde, bem estar e qualidade de vida. As vezes muitos de nós não nos damos conta de que sair por aí praticando algum esporte ou exercício físico sem uma orientação ou preparação pode ser prejudicial.

Um dos complementos que podemos utilizar para essa prevenção ou preparação é o Pilates. O método Pilates está cada vez mais inserido como parte de programas de treinamento dos mais diversos esportes devido aos seus benefícios. Sabe-se que para uma boa qualidade física é preciso ter uma base física que suporte os esforços, a camada muscular mais profunda, forte e bem estruturada. E para que isso aconteça, o Pilates é muito indicado para aqueles que visam um bom rendimento.

O Pilates pode auxiliar no aperfeiçoamento das técnicas esportivas do atleta profissional e de um atleta amador. Esse método traz inúmeras vantagens aos esportistas, que vão desde a melhora do desempenho até a prevenção  e reabilitação de lesões.

A estabilidade dinâmica da coluna vertebral e a coordenação adequada do tronco, membros superiores e inferiores, a aquisição e manutenção da boa postura, que são fundamentais para um melhor aproveitamento biomecânico, redução de sobrecargas e compensação durante os gestos exigidos na prática esportiva, são muito trabalhadas no método Pilates. Esse programa de exercícios torna-se uma excelente opção para os atletas também por fazer com que vivenciem uma integração corpo e mente e promover bem estar físico e mental, essenciais para esportistas amadores e profissionais.

É um método que respeita o grau de condicionamento físico de  qualquer aluno e é possível realizar variações nos exercícios e adequá-lo para todos os esportes e níveis de condicionamento físico e faixa etária. Existe a possibilidade de desafiar o aluno atleta a cada aula e assim aumentar o controle muscular de  todas as regiões do corpo que devem ser trabalhadas para manter o equilíbrio sem sobrecargas e compensações.

“neste método encontramos liberdade para criação de exercícios que são fundamentados através dos princípios de Pilates, fazendo com que o atleta possa realizar movimentos funcionais de seu respectivo esporte durante a aula, e assim aprimorar a técnica unindo o Pilates e o esporte.”